Bienal Internacional do Livro 2019

by - setembro 15, 2019

Foto: João Carvalho.


Olá Queridos, tudo bom?

Bom, demorou, mas veio.

No final de semana passado (07 e 08 de Setembro) estive acompanhando de perto os dois últimos dias de exposição da Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Na sua décima nona edição, contou com diversos expositores e visitas dos mais diversos autores nacionais e internacionais. A estrela dessa edição ficou por conta de Rachel Lippincott, autora do best-seller "A Cinco Passos de Você", e o já tão conhecido, Maurício de Souza, escritor e cartunista dos quadrinhos da "Turma da Mônica", o qual teve um espaço totalmente reservado no estande da Editora Panini.

Os dias em que estive lá, foram os mais cheios da feira. Por conta de chuvas durante a semana que decorreu a feira literária, os fãs de livros não se animaram muito em sair de casa, e optaram por aproveitar o primeiro e o último final de semana em que se decorreu o evento.

O público esteve alvoroçado pelas atrações que foram realizadas. Passaram por lá o elenco do novo filme baseado em uma das obras de Thalita Rebouças, "Ela Disse, Ele Disse", que conta com Maísa Silva, Fernanda Gentil e Bianca Andrade como estrelas do filme. O anúncio do novo filme baseado na obra de Paula Pimenta, "Princesa Adormecida", que estrelará Giovanna Chaves como protagonista. Palestras sobre o humor e internet com Bruno Miranda (Bubarim), sobre feminismo com Alexandra Gurgel (Alexandrismos) e Lellê (Dream Team do Passinho), e muita poesia com João Doederlein (AkaPoeta); entre muitos outros autores.

Além disso, houve a polêmica com o “livro censurado” pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, que gerou revoltas e protestos por todo o evento. O YouTuber Felipe Neto também protestou contra a censura, distribuindo cerca de 14 mil livros de conteúdo - considerados pela mídia conservadora - como “proibidos”.

Gerou-se todo um consentimento sobre a importância da leitura independente do gênero e do assunto a qual é abordado pela obra. A assessoria do evento também se pronunciou publicando uma nota sobre a denúncia do prefeito, em que se posiciona sobre o evento ser direcionado a todos os públicos sem distinção de gênero, representando a todos.

Foto: Instagram Bienal do Livro.


Um show de representatividade.

E por minha conta, sobrou apenas viver mais uma experiência de fã literária maluca. Foram horas em fila para ver minhas autoras favoritas.

No primeiro dia (07), foram cerca de 1h30 na fila para um autógrafo com Thalita Rebouças, a qual eu sou uma grande admiradora desde os meus 11 anos. Seu livro, "Fala Sério, Pai", foi o primeiro que eu li, e o qual tomei gosto pela leitura.

Em minha primeira vez na feira literária (lá em 2012), eu fui atrás de conseguir um autógrafo seu, e o adquiri em um exemplar de "Fala Sério, Mãe". Foi um momento indescritível.

Foto: João Carvalho.

E esse ano novamente, tive a oportunidade de vê-lá duas vezes - no primeiro e no segundo dia em que estive no evento -, primeiramente por um autografo para mim, em meu livro "Um Ano Inesquecível", que é um dos meus preferidos desde então. E depois em um autógrafo para minha prima e minha irmã mais nova, as quais eu estou passando os ensinamentos de - Nossa Senhora - de Thalita Rebouças para as pequenas.

Foto: João Carvalho.

Também tive a oportunidade de conhecer as maravilhosas Paula Pimenta e Babi Dewet - que eu comecei a ler logo após conhecer a Thalita - para autografar também meu exemplar de "Um Ano Inesquecível".


Com certeza é um livro que eu sugeriria e passaria adiante.

E no final ficou faltando só o autografo da princesa - Mérida - Bruna Vieira, o qual eu não pude estar no horário e momento em que ela estaria na feira. Sad moments in my life.

E embora minha experiência seja ir além disso, infelizmente ficou difícil dessa vez por conta do excesso de público ao qual a feira recebeu. Eu não pude estar buscando pelos autores desconhecidos que sempre venho divulgando. Mas vi de longe alguns já divulgados aqui num post que fiz na edição passada da Bienal, que se você não conhece, pode conferir clicando aqui.

E essa foi minha experiência sobre a XIX Bienal Internacional do Livro. Espero que tenham gostado.

Até a próxima, e um beijo da Jubs!




You May Also Like

0 comentários